sexta-feira, 27 de março de 2009

A Expansão Ultramarina Européia

O Grande Apelo do Desconhecido
Quais razões levaram os navegadores europeus dos séculos XV e XVI a sair do seu espaço familiar, o seu “berço”,para ampliar os limites do mundo?
A expansão marítima não atendeu apenas a interesses comerciais. Os europeus tinham outras motivações. Entre elas, o desejo de conhecer “as maravilhas” narradas pelos poucos homens que haviam tido a oportunidade de viajar naquela época.
Os relatos de viagens mesclavam realidade e fantasia. O “Livro das Maravilhas”, do italiano Marco Polo (1254-1324), e as histórias do francês Jean de Mandeville (1300-1372) são bons exemplos da união entre o real e o imaginário.
Os mitos que cercavam o homem moderno, e que se ligaram de forma intrínseca ao movimento ultramarino dos séculos XV e XVI, tinham suas origens na mentalidade medieval, que fundia a maravilha e a busca do paraíso com motivos religiosos e a procura de riquezas. Os relatos de Marco Polo e de outros viajantes medievais que haviam percorrido a Ásia e a região do Índico favoreceram o surgimento de fantasias referentes à descoberta de novas terras, nas quais haveria a possibilidade de se encontrar riquezas e “monstros”. Essa tradição mitológica medieval foi fertilizada na modernidade pelos complexos modos de ver e de sentir a aventura do além-mar.

Um comentário:

  1. -Esse conteúdo,é parecido com o do meu livro de história(volume 1 - Das origens da humanidade à reforma Religiosa na Europa),Porém estava a procura de algo que pudesse resumir esse capitulo(14),pois tenho que apresentar um trabalho muitíssimo importante para esse bimestre...Obrigado!!

    ResponderExcluir