domingo, 22 de março de 2009

Continuação....

(Esclarecimento: Em decorrência do tamanho do assunto as postagens serão feitas em pequenas partes, para que a leitura se torne agradável. Quando o título da postagem for Continuação estará se referindo ao tópico anterior.)
O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanças políticas, econômicas e sócias ocorridas a partir da Baixa Idade Média. Foram transformações dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, dos valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade. Portanto, tratou-se de um movimento elitista.
Mas o período medieval não terminou subitamente em dado ponto nem a sociedade moderna veio à vida em um outro. Alterações na mentalidade do homem, bem como no gosto, na arte, na filosofia, na teologia, na economia e na política fizeram parte de um processo lento que se iniciou basicamente no século XVII e se estendeu a todos os setores.
Assim, a antiga ordem social concebida como uma organização natural e relativamente com pouca competição cedeu lugar a uma nova mentalidade em que s permitia a valorização do privado, representado pelos bens materiais, pela propriedade particular e pelo direito à liberdade. Ao mesmo tempo, porém, as pessoas pareciam ter perdido algo: a segurança do trabalho, da moradia e o senso de relacionamento que lhes oferecia a estrutura social medieval. Eram mais livres mas também mais sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário