quinta-feira, 26 de março de 2009

Continuação...

Nos estudos da física destacaram-se Galileu Galilei e Leonardo da Vinci. O primeiro desenvolveu a lei da queda dos corpos e o segundo desenvolveu a pesquisa no campo da hidráulica e da hidrostática.
No campo das ciências relacionadas à medicina destacaram-se Mundinus, que introduziu a prática da dissecação de cadáveres para obter um conhecimento legítimo da anatomia humana: Falópio o descobridor dos ovidutos humanos ou trompas de Falópio; Eustáquio que descobriu a ligação entre o ouvido médio com a garganta e, dentre outros, Miguel Servet e William Harvey que realizaram trabalhos referentes à circulação do sangue. Neste campo, Leonardo da Vinci também se destacou e realizou dissecações buscando um maior conhecido anatômico para aplicar em suas obras de arte.
Podemos ainda apontar como cientistas de destaque o alemão Johann Kepler e o suíço Paracelso. Kepler aperfeiçoou a teoria de Copérnico ao comprovar que os planetas se movimentavam em torno do Sol em uma órbita elíptica e não circular. Por sua vez, o alquimista e médico Paracelso (cujo nome verdadeiro era Theophrastus von Hohenheim) escreveu o primeiro manual de cirurgia, focalizou o papel da química na medicina, fez uma descrição clínica da sífilis e descobriu a relação do cretinismo dos filhos e o bócio dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário