sexta-feira, 3 de abril de 2009

O expansionismo Ibérico

No início do século XV, os portugueses iniciaram seus grandes empreendimentos marítimos em direção a Ásia navegando pelo oceano Atlântico. As viagens se tornaram mais intensas após a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453. A passagem terrestre da Europa para o oriente foi bloqueada, o que agravou a urgência para se achar um novo caminho para a Índia.
O pioneirismo português nessa “aventura marítima” pode ser explicada pelos seguintes fatores: consolidação precoce do regime monárquico; relativa à escassez de recursos naturais; existência de uma estrutura social que dava importância ao comércio; liderança em tecnologia náutica; espírito de aventura.A primeira conquista dos portugueses no continente africano foi a cidade marroquina de Ceuta, em 1415. A seguir, navegadores portugueses atingiram a Ilha da Madeira entre 1427 e 1431, o Arquipélago dos Açores. Em 1434 Gil Eanes ultrapassou a barreira do cabo Bojador, que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para se navegar sem o perigo de ser queimado ou engolido por um monstro marinho. Em 1440, as explorações ganharam um importante apoio tecnológico com o desenvolvimento das caravelas, mais leves e manejáveis. Utilizando caravelas, os portugueses atingiram o Arquipélago de Cabo Verde em 1444 e continuaram a explora a costa africana, chegando em 1460 à Serra Leoa.

3 comentários:

  1. muito bom msm!só queria saber oq extamente é pioneirismo português!o mais rapido possivel!
    obrigada^^

    ResponderExcluir
  2. Quando ele fala que os portugueses foram os pioneiros nessa "aventura maritima" está querendo dizer que os portugueses foram os primeiros povos a iniciar navegações maritimas.

    ResponderExcluir