quarta-feira, 1 de abril de 2009

Inferno e paraíso

O encontro dos europeus com os habitantes de América teve forte conotação maniqueísta. De um lado, estava o “bem”, simbolizado por Deus e pela busca do paraíso; de outro, o “mal”, representado pelo Diabo e o inferno. Assim, a idéia da conquista de novas terras vinha acompanhada pelo desejo de levar a palavra de Deus para as “criaturas demonizadas” do Novo Mundo, por meio da catequese.
A idéia da existência de uma “humanidade invisível” nas terras ultramarinas, sustentada pelas considerações imprecisas de alguns viajantes, ratificada a lógica da identificação desses povos com o Demônio.
Em torno desse tema, articulou-se ma sucessão de representações fantásticas em que se transformarão em perfeitas epopéias.O pensamento cristão havia se adaptado à política expansionista e a propagação da fé vincula-se a empresa marítima. O próprio “descobrimento” do Brasil recebeu uma explicação teológica. Para os religiosos portugueses, dentre as diversas nações do planeta, Portugal teria sido escolhido por Deus para concretizar tal realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário